A razão pela qual você deve aprender a digitar mais rápido

Com o universo conectado de hoje, sabemos que quase tudo passa pelo computador. Trabalho, relacionamentos, atividades criativas, resolução de tarefas do colégio ou da faculdade, finalização de planilhas, construção de relatórios, TCCs, artigos, e-books… A lista é infinita.

Hoje essa caixinha eletrônica nos leva para os mais diversos lugares e situações, sem sairmos da cadeira.

É de se surpreender, então, que não nos preocupemos suficientemente com a obtenção dos melhores custos-benefícios em termos de equipamentos para potencializar nossa experiência de navegação, nem com o desenvolvimento de habilidades que nos seriam extremamente úteis em nossos afazeres diários.

O caso clássico desse descuido nosso é, ao meu ver, a digitação.

Todo mundo pensa que só um escrivão ou alguém que trabalha com TI diretamente deve possuir a habilidade de digitar com velocidade acima da média. Mas esse tipo de raciocínio tem diversos problemas.

O principal deles é o de que você provavelmente fica na frente do computador digitando tempo suficiente para que seja extremamente útil ter uma capacidade de digitação maior. Você tem que redigir o TCC ou artigo para graduar ou obter o certificado de pós-graduação? Você é um professor que tem que digitar suas aulas, realizar slides, por exemplo? Você tem que produzir relatórios para as chefias? Você costuma conversar muito com as pessoas pelo Web WhatsApp, por exemplo?

As perguntas são retóricas. Muito provavelmente você realiza alguma dessas operações diariamente, senão todas ou grande parte delas.

Já ficou claro, portanto, que possuir essa habilidade de digitação rápida, vai te tornar mais rápido em basicamente… tudo! Tudo que você for fazer no computador, você vai fazer mais rápido e melhor. Digitando mais rapidamente, e de maneira mais precisa, você poderá pensar mais rapidamente, fazer mais serviço em menos tempo (pois você digitará mais rápido), economizar tempo (pois você comete menos erros) e, de quebra, impressionar todo mundo que te vir digitando. De fato, é razoavelmente seguro supor que você pode dobrar sua produtividade média só por aumentar a velocidade e precisão da sua digitação.

Você não precisa de um curso caro de digitação para digitar melhor. Você só precisa treinar de 10 a 15 minutos por dia e possuir um teclado bom. Nada mais, nada menos. Ao longo do tempo verá que sua habilidade em digitação aumentará consideravelmente.

Seguem 4 dicas para o treino de digitação que vão acelerar o seu processo de aprendizado:

  1. Utilize sites especializados.

Há vários sites gratuitos e especializados na internet com exercícios de digitação. Basta sentar a bunda na cadeira e treinar de 10 a 15 minutos em alguns deles.

Os que eu recomendo são o https://www.keybr.com/ e o https://www.keyhero.com/

O Key Br te propõe a digitação de diversas palavras, muitas das quais nem existem oficialmente, apenas para identificar onde estão os seus principais erros no momento da digitação. É do “r” que você apanha? Tem dificuldade em alguma sílaba específica? O software identifica suas imprecisões e passa a selecionar para o seu treino apenas palavras que vão exigir que você repita em cima das suas dificuldades, até você ficar bom nelas.

O Keyhero é mais direito e tradicional. Ele te fornecerá um texto e você deve tentar digitar esse texto o mais rapidamente possível. Ao fim e ao cabo ele te fornecerá sua velocidade média e porcentagem de precisão. Daí você repete o processo e vai checando como anda o seu desenvolvimento.

2. Aprenda os atalhos, um a um, e passe a aumentar seu repertório de uso do teclado.

Você sabia, por exemplo, que quando você escreve uma palavra errada, ao invés de clicar 1000x na tecla “Backspace” para apagar tudo, você pode simplesmente clicar “Ctrl + Backspace” para deletar a palavra de uma vez só? Você sabia que para movimentar mais rápido no texto, ao invés de clicar seta direta/esquerda um monte de vezes (ou ficar segurando essa tecla) basta clicar “Ctrl + seta direita ou esquerda” para pular uma palavra toda?

Aprender aos poucos esses atalhos, incorporando-os ao seu repertório de digitação é uma excelente estratégia para digitar de maneira bem mais rápida e precisa e, certamente, causar uma grande diferença positiva na sua produtividade.

3. Veja vídeos e dicas de digitadores profissionais, tentando, uma a uma, absorver as técnicas para o seu repertório de digitação.

Ir nos melhores é sempre a dica, seja lá o que você queira fazer. O segredo é não querer imitá-los em sua integralidade logo de cara. Veja vídeos de digitadores profissionais ensinando as suas técnicas e observe o que você acha que pode já ir incorporando ao seu treino. Posição inicial da mão? Uso do dedo mindinho? Vá observando o que você acha que melhoraria mais sua velocidade e precisão na digitação e passa a tentar utilizar essa técnica específica nos momentos de treino. Assim que dominar uma técnica, passe para a próxima.

Pense em ganhos incrementais que se acumulam ao longo do tempo. Tenha paciência, mas uma paciência convicta: antes que você se dê conta, estará digitando muito mais rapidamente do que quando começou. Pode acreditar!

Esperamos que as dicas acima lhes sejam úteis. Boa caminhada rumo à uma produtividade excepcional!




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: